Comunicação Corporativa: por que investir?

livre

Para a manhã de palestras do Fórum do Comuninter, teremos a presença de Nemércio Nogueira, conselheiro consultivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), ministrando a palestra Comunicação Corporativa: por que investir?. Com sólida experiência nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, Nogueira irá compartilhar com os participantes os resultados possíveis de serem obtidos por meio da comunicação de uma empresa, independente de seu porte.

A comunicação corporativa se dedica a tornar público os assuntos relativos às empresas. Também conhecida como comunicação organizacional ou empresarial, a área visa manter a melhor reputação do negócio dentro e fora da empresa. E, para isso, é necessário estar atento ao relacionamento promovido com os públicos de interesse, como clientes, colaboradores, sociedade e imprensa. Reconhecendo a importância da comunicação nos negócios, Nogueira fala ao Comuninter sobre o lugar da gestão da comunicação frente às novas ferramentas, voltando seu olhar aos pequenos e médios empresários. Confira abaixo:


Comuninter – Diante do constante surgimento de novas vias de comunicação, especialmente nos meios digitais, qual o papel da gestão da comunicação?
Nemércio – É preciso diferenciar o que é técnica (criação e utilização desses e outros mecanismos) do que é o papel principal do gestor de comunicação empresarial. A esse gestor cabe, acima de tudo, criar e formular a projeção da “alma” das empresas e marcas, de sua “personalidade” pública – tanto na comunicação institucional como no marketing – influindo internamente e operando para aprimorar cada vez mais a sintonia entre a postura da empresa e os anseios da sociedade. A importância dessa função aumenta ainda mais devido à crescente capacidade da sociedade de “fiscalizar” o comportamento da empresa e – devido às grandes carências sociais existentes no Brasil – da necessidade das empresas não só dialogarem de forma positiva com a comunidade, mas de efetivamente intervirem na vida social, a fim de ajudar a melhorar a qualidade de vida da população.

 

Nemercio Nogueira é especialista em comunicação corporativa.

Nemércio Nogueira é especialista em comunicação corporativa.

Na sua visão, a comunicação corporativa deixou de ser vista como um item acessório nas empresas, uma das primeiras áreas a serem limitadas para reduzir custos? Por que os empresários, especialmente das pequenas e médias empresas, devem investir nesse setor?
Nas grandes empresas, a importância da comunicação empresarial, sem dúvida, cresceu imensamente nesses últimos anos, mas nas pequenas e médias empresas ainda não há essa consciência de forma ampla. Eu espero ajudar a desmistificar um pouco essa questão na palestra que farei no Fórum do Comuninter e demonstrar com exemplos bem concretos por que a comunicação empresarial é essencial não só em grandes conglomerados privados e estatais, mas também nos empreendimentos de menores dimensões.


Sabemos que o principal objetivo da comunicação é gerir relacionamentos com os públicos a fim de gerar boa percepção da marca, o que pode ser intangível aos olhos dos gestores. Como a comunicação se volta para os resultados e as metas das empresas?
Na verdade, quando se pensa em reputação e imagem institucional da marca e da empresa – o que abrange tanto a publicidade comercial quanto a comunicação institucional – é preciso ter consciência de que, se o nome e a marca da empresa pertencem a ela, sua reputação pertence “aos outros”, é formada pelos públicos com que a empresa e a marca se relacionam e pela sociedade. A liderança da empresa precisa estar convicta dessa realidade para compreender que essa imagem constitui um de seus maiores atributos, mas é um patrimônio intangível, que só pode ser efetivamente mensurado por meio de pesquisas de opinião, e não por simples centimetragem de press releases publicados, quantidade de publicações produzidas, volume de curtidas e outros critérios meramente numéricos.

 

Informações gerais
Nemércio Nogueira participará do Fórum do Comuninter com a palestra de abertura “Comunicação Corporativa: por que investir?”. O Fórum do Comuninter será realizado no dia 4 de outubro, das 8h às 18h, no Shopping Iguatemi São José do Rio Preto. Participe!

 

Por Marília Néspoli
Assessora de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>