Por que as pequenas e médias empresas devem se preocupar com a comunicação corporativa?

 

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Completando a manhã de palestras do Fórum do Comuninter, teremos a apresentação “As maravilhas da comunicação no país das PMEs”. Ao tratar dos desafios do mais numeroso porte de negócio do país, a palestra tem como objetivo mostrar os passos essenciais que os empresários e gestores precisam considerar para ter sucesso na comunicação de suas empresas. Para a atividade realizada na manhã do dia 4 de outubro, no Shopping Iguatemi Rio Preto, teremos Ligya Aliberti, diretora do Capítulo Aberje Noroeste Paulista e da Multivias Comunicação.

Assim como em todo o país, o mercado do noroeste paulista apresenta muitas pequenas e médias empresas (PME). Segundo o Sebrae (2011, p. 38), as PMEs do país representam mais de 30% do Produto Interno Bruto brasileiro. Além de sua importância econômica e social, essas empresas enfrentam um mercado altamente competitivo, que requer um posicionamento estratégico bem elaborado.

 

O Às de Espada da sua empresa é o seu posicionamento

 

Ligya Aliberti atua há 9 anos em comunicação corporativa, especialmente para as PMEs.

Ligya Aliberti atua há 9 anos em comunicação corporativa, especialmente para as PMEs.

Assim como já apontado pelo autor W. Chan Kim, no livro A estratégia do Oceano Azul (2005), é importante encontrar o seu diferencial frente aos concorrentes. “O mercado é repleto de empresas do mesmo segmento e não basta brigar só por preço, ter um bom produto ou gestão. Por conta disso, a comunicação é fundamental para transmitir as vantagens competitivas da empresa”, explica Ligya Aliberti, apontando que saber se posicionar no mercado é o maior desafio das PMEs.

Perto de completar 10 anos de atuação em comunicação corporativa, Ligya esclarece que há diversas vias pelas quais uma empresa pode projetar a sua marca, tal como assessoria de comunicação, comunicação digital, comunicação interna, assessoria de imprensa, entre outras. Para atender uma PME, contudo, é preciso que se entenda as suas particularidades, que muitas vezes conta com recursos limitados e equipes reduzidas. “Faz toda a diferença pra mim ter uma empresa do mesmo porte e compartilhar das dores dos clientes. Seja com parceiros, seja com um profissional ou gestor interno, é possível fazer mais com menos e conseguir ótimos resultados com a comunicação da empresa”, compartilha.

O posicionamento da marca, especificamente, pode trazer bons frutos à empresa quando realizado de forma estratégica, como visibilidade, clareza na proposta de valor e fidelização dos públicos. Para isso, a especialista alerta que o principal passo é definir as mensagens e vias certas, comunicando com coerência e constância.  “O empresário precisa ter clara noção sobre esses aspectos para evitar adotar as mesmas estratégias que os outros negócios”. Assim, recomenda-se a realização de um investimento contínuo e sustentável, sabendo que a médio e longo prazo o posicionamento ficará muito mais claro para os públicos.

 

Se você não sabe pra onde vai, qualquer caminho serve

 

Uma boa gestão, com a visão da empresa bem estabelecida, faz toda a diferença na comunicação. Saber onde a empresa deseja chegar é o guia essencial para posicionamento da marca e, por isso, a comunicação caminha de mãos dadas com o planejamento estratégico da empresa. “Muitos empresários acreditam que é algo para grandes empresas. Mas somente pensando grande, mesmo sendo pequeno, é possível conseguir a projeção no mercado”.

Nessa dinâmica, os empresários e gestores desempenham um papel crucial. “Ele não é necessariamente uma pessoa especializada em comunicação, mas conhece a própria empresa como ninguém”. E Ligya dá a dica: unindo a especialização do profissional interno ou da agência parceira com esse saber do negócio do empresário, não tem como dar errado.

 

Informações gerais
Ligya Aliberti participará do Fórum do Comuninter com a palestra “As maravilhas da comunicação no país das PMEs. O Fórum do Comuninter será realizado no dia 4 de outubro, das 8h às 18h, no Shopping Iguatemi São José do Rio Preto. Participe!

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